Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Política

Vereadora vai pedir a criação da Secretaria de Defesa Animal

A vereadora Ellis Regina (Podemos) disse na sessão ordinária de abertura do segundo período legislativo da Câmara Municipal que irá propor, através de um anteprojeto, nos próximos dias a criação da Secretaria de Proteção e Defesa Animal e do Fundo de Proteção da Vida Animal. O órgão terá a função precípua de criar políticas públicas protetivas aos animais.

A propositura da vereadora se deu dia após o triste episódio verificado no final de semana, na cavalgada da 33a Exposição Agropecuária de Rolim de Moura, onde um cavalo teria passado mal após ser levado a exaustão, por falta de água e comida, vindo a desmaiar, enquanto duas mulheres tiraram selfie e se divertiam com a situação. A vereadora classificou o episódio como desumano.
"Fatos como esse não podem mais acontecer em nosso estado. Que a cultura seja preservada, mas sejam dadas condições de atendimento todo. Não é porque se trata de um animal que ele seja tratado daquela forma", disse a vereadora ao pedir o apoio dos vereadores na assinatura do anteprojeto. "Precisamos observar com um olhar melhor essa causa", ressaltou.

O anteprojeto foi muito bem recepcionado pela vereadora Márcia Socorrista que é quem trouxe para o plenário seu repúdio pelo episódio dos maus-tratos ocorrido no domingo passado. Segundo a vereadora, o anteprojeto terá seu apoio total. "Estamos juntos, a hora é agora, vamos para cima", disse Márcia Socorrista em seu aparte.

Ao finalizar, a vereadora dedicou o anteprojeto à ativista Clotildes Brito, da ONG Associação Amigos de Patas, uma das pioneiras deste segmento na capital, e aos voluntários da Soproteji de Ji-Paraná, que também realizam um trabalho exemplar de acolhimento e assistência.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa