Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Política

Vereadores de Porto Velho aprovam Plano de Carreira da educação

Com o voto favorável dos 14 vereadores presentes à sessão de terça-feira, dia 01/09, a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou o Projeto de Lei nº 488, de autoria do Poder Executivo, reestruturando o Plano de Carreira dos trabalhadores em educação do Município. A lei aprovada segue para ser sancionada pelo prefeito e em seguida ser publicada no Diário Oficial.



A demora no envio do Projeto de Lei à Câmara resultou em uma greve na educação, que começou dia 20/08 e foi suspensa dia 24/08 com o compromisso de envio e votação do Plano na semana seguinte.

O novo texto do Plano de Carreira foi amplamente discutido entre os trabalhadores em educação, através do Sintero, e a Prefeitura. O próprio prefeito Roberto Sobrinho participou de várias reuniões com o sindicato.

A demora no envio do Projeto de Lei à Câmara resultou em uma greve na educação, que começou dia 20/08 e foi suspensa dia 24/08 com o compromisso de envio e votação do Plano na semana seguinte.

O Plano de Carreira, agora reestruturado, unifica a categoria dos trabalhadores em educação, antes dividida entre professores e funcionários de escolas. Seguindo a legislação federal, agora a categoria é tratada como “profissionais da educação”.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, considera a aprovação do Plano uma vitória para a categoria. “Este é o resultado de muita luta e determinação de toda a categoria”, disse Claudir, destacando o empenho de toda a direção do Sintero, tanto na mobilização quanto nas negociações com o prefeito.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura