Rondônia, 11 de dezembro de 2025
Política

Veto a aposentados e a isonomia surpreendem sindicatos, que reúnem advogados

Assim como os servidores públicos, os dirigentes sindicais envolvidos com a Transposição ficaram surpresos com os vetos do presidente Lula. Duas questões principais atormentam os líderes: os vetos a aposentados e pensionistas e também a ausência de isonomia com os demais quadros de servidores da União. Eles avaliam que embora possam resolver esse último problema pela via judicial, haverá prejuízos irreparáveis com a demora. A Lei proíbe antecipação de tutela contra a fazenda pública para beneficiar categorias de servidores, daí que o Supremo pode demorar bastante para analisar qualquer ação judicial.

No caso dos aposentados e pensionistas a avaliação que dos sindicalistas Cícero Evangelista, Israel Borges e Valdemir Caçador é que o presidente não levou em consideração a folha de serviços prestados pelos ex-funcionários públicos em prol do Estado nos primeiros após a criação. "Não há qualquer justificativa para esse veto, uma vez que os aposentados e pensionistas dedicaram-se mais ou quase como os servidores da ativa. Agora pelo simples fato de estarem aposentados isso quer dizer que formam uma categoria que deve ser relegada. Além de injusto isso é imoral", afirma Cícero.

Os sindicalistas ainda estão "digerindo" os prejuízos dos vetos e reúnem-se a partir de hoje com seus advogados para apresentar a estratégia a ser tomada nos próximos dias.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nas vésperas da eleição, secretário do Ministério do Planejamento chega a Porto Velho para falar sobre Transposição

SECRETÁRIO DUVANIER REAFIRMA QUE REGULAMENTAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO MANTERÁ VETOS A APOSENTADOS E PENSIONISTAS

A pedido de Marcos Rogério, ANTT se compromete com antecipação de obras no anel viário de Porto Velho

Aprovado PL de Dr. Luís do Hospital que garante oferta de Mounjaro no SUS