Vice-governador João Cahulla recebe assentados do Joana Darc
Enfrentando inúmeras dificuldades para produzir e sustentar as suas famílias, os assentados do projeto Joana Darc, em Porto Velho, estão se mobilizando e buscando apoio. E na manhã desta terça-feira, o vice-governador João Cahulla recebeu em seu gabinete uma comitiva de assentados. Nosso Governo tem uma atenção especial a quem trabalha, a quem produz. E nessa linha, vamos buscar apoiar essas famílias que enfrentam tantos obstáculos para produzir e garantir o seu sustento com dignidade, disse Cahulla, garantindo que fará uma visita ao assentamento, quando do lançamento de Programas de Governo na localidade.
A grande queixa dos assentados é de que o INCRA dificulta o acesso às informações e documentos, e o pior: eles descobriram que não possuem documentação de posse das áreas, mesmo tendo sido assentados pelo próprio INCRA, segundo eles informaram.
Temos financiamento do Basa, temos benfeitorias, mas agora nos deparamos com mais essa dificuldade: não temos o documento de posse da terra. Isso nos preocupa demais pois estamos numa área potencialmente atingida com a construção das usinas e sem a documentação dos lotes não poderemos ser indenizados, afirmou Geraldo Crispim, presidente da Coopeagro, que reúne pequenos produtores da localidade.
Os assentados reivindicaram e o vice-governador Cahulla se comprometeu a recuperar a RO-006, conhecida como Estrada da Jatuarana, num trecho de aproximadamente 27 quilômetros, onde já foram construídas galerias pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Uma operação emergencial do DER vai recuperar trechos com mais atoleiros e no período da seca, recuperar todo o trecho.
Outro pedido dos agricultores foi a liberação de horas máquinas do Promec e calcário para a correção do solo. Outra solicitação foi que os técnicos da Emater possam dar suporte técnico aos produtores rurais, que estão sem assistência técnica há dois anos, desde que recusaram os serviços oferecidos por uma empresa contratada pelo INCRA.
Integraram a comissão que foi recebida pelo vice-governador, Valdecir Rodrigues, José Milton de Farias (pres. De Associação), Manoel Carlos, Rosângela Silva, Ismael Cavalcante, José Juvenil e Cleberson Rodrigues.
Veja Também
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena
Cidadão Honorário: Câmara de Porto Velho homenageia advogado Nelson Canedo Motta