Vivo é condenada a pagar 100 mil reais por propaganda enganosa em Porto Velho
A ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi, negou na sexta-feira (02) seguimento ao recurso especial da Operadora VIVO nos autos da ação civil pública movida pela Associação Cidade Verde (ACV) no ano de 2006. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (05) no Diário da Justiça.
A operadora de telefonia móvel Vivo foi condenada a indenizar a coletividade por ter praticado propaganda enganosa que conclamava os consumidores de Porto Velho a trocarem de operadoras de telefonia celular, oferecendo grandes vantagens. O coordenador da ACV, Paulo Xisto, explica que a promoção era muito chamativa e veiculada em enorme outdoor na frente da empresa, mas já tinha acabado fazia vários meses.
Em primeiro grau, a Justiça determinou liminarmente a retirada da publicidade e, na sentença, arbitrou indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). A Vivo apelou ao Tribunal de Justiça de Rondônia para reverter a decisão e diminuir os valores. Por outro lado, a ACV, pleiteou a majoração da condenação. O advogado da entidade, Gabriel Tomasete, em sustentação oral no julgamento, lembrou a condição econômica da operadora e assegurou que A verdade e o respeito são valores abstratos a que todos têm direitos. A propaganda enganosa ofende tais direitos.
O desembargador Raduan Miguel Filho votou pela majoração do valor da indenização para R$ 100.000,00 (cem mil reais), que será destinado ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. Em seu voto, que foi mantido por maioria, lembrou que o número de atingidos, no caso, é imensurável, destacando-se o proveito econômico advindo da manutenção da propaganda por pelo menos seis meses após o encerramento da promoção.
Veja Também
Cai secretário de Educação de Porto Velho; adjunto vira titular da pasta
Deputado Dr. Luís do Hospital enaltece atuação da Associação Luz do Alvorecer
Deputada Gislaine Lebrinha entrega veículo para unidade de saúde do Distrito de Santana
Governador Marcos Rocha aceita convite de Kassab e filia-se ao PSD